Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program in Pharmacology

Catálogo de Disciplinas

Disciplina

Atualização de Tópicos em Farmacologia Endócrina e Reprodutiva

Encontros semanais, com apresentação de trabalhos de revisão da literatura focando em tópicos atualizados de farmacologia endócrina e reprodutiva, incluindo apresentação de seminários e apresentação de projetos de pesquisa. Língua: português e inglês.

Maria Christina Werneck de Avellar

 

Disciplina

Atualização de Tópicos Essenciais em Farmacologia e em Fisiologia

O curso tem como objetivo fornecer a nossos alunos um conhecimento básico sobre Fisiologia e Farmacologia, além de dar também a oportunidade de exercitar a parte de ensino, uma vez que é exigido dele durante o curso, a preparação e apresentação de uma aula de graduação sobre o tópico estudado. Achamos que tanto o conhecimento básico sobre Fisio-Farmacologia como a capacidade de preparar uma aula de graduação, são pré-requisitos bastante importantes para os alunos de pós-graduação que estamos formando.

Aparecida Emiko Hirata - Danilo Roman Campos

 

Disciplina

Atualização em neurociência comportamental

Estudo da aplicação da neurociência comportamental como ferramenta para modelar psicopatologias e entendimento da neurobiologia do comportamento. Aplicação da neuropsicofarmacologia como ferramenta de pesquisa
Regina Helena da Silva

 

Disciplina

Bases celulares/moleculares do envelhecimento

Neste curso serão abordados aspectos celulares e moleculares dos processos do envelhecimento e que podem envolver a degeneração e morte celular. Serão apresentados também o papel da apoptose e autofagia como vias de sinalização que podem modular a senescência e a longevidade. Além disso, os processos de morte celular serão tratados em relação às diferentes condições fisiopatológicas associadas ao envelhecimento.
Guiomar Lopes - Soraya Soubhi Smaili

 

Disciplina

Epigenética em processos fisiológicos e patológicos

Espera-se que o aluno tenha acesso às informações mais recentes sobre o papel de eventos epigenéticos em diferentes processos fisiológicos (desenvolvimento embrionário, imprinting genômico, inativação do cromossomo X, envelhecimento) e patológicos (câncer, desordens psiquiátricas, malformações congênitas) e a influência do ambiente sobre estes mecanismos.
Miriam Galvonas Jasiulionis

 

Disciplina

Marcas epigenéticas: Manutenção da estabilidade do genoma e regulação da atividade gênica

Apresentar e discutir conceitos básicos e avançados sobre mecanismos epigenéticos, seu papel em processos fisiológicos e o impacto de padrões epigenéticos aberrantes em diferentes patologias. 

Espera-se que o aluno tenha acesso às informações mais recentes sobre o papel de eventos epigenéticos em diferentes processos fisiológicos (desenvolvimento embrionário, imprinting genômico, inativação do cromossomo X, envelhecimento) e patológicos (câncer, desordens psiquiátricas, malformações congênitas) e a influência do ambiente sobre estes mecanismos.

Miriam Galvonas Jasiulionis

 

Disciplina

Mecanismos de ação hormonal envolvidos com a proliferação e diferenciação celular

Hormônios desempenham um papel chave para o controle de eventos que envolvem um profundo remodelamento tecidual, caracterizado por ciclos de proliferação, diferenciação, apoptose, destruição tecidual e regeneração. Esses eventos podem estar presentes tanto no controle de mecanismos fisiológicos, como desenvolvimento ovariano e uterino, implantação, desenvolvimento testicular e espermatogênese, como de mecanismos patológicos, como câncer de mama, próstata, útero e ovário. No curso serão abordados os mecanismos de sinalização celular envolvidos na ação de hormônios protéicos e esteroidais sobre a proliferação e diferenciação celular nos tratos reprodutores masculino e feminino, em situações fisiológicas e patológicas.
Catarina S. Porto

 

Disciplina

Microscopia de Fluorescência de Alta Resolução em Tempo Real Aplicações em Biologia

Bases e fundamentos da fluorescência e da microscopia de fluorescência de alta resolução, incluindo microscopia confocal e outras modalidades. Utilização da metodologia em tempo real em células e fatias. Aplicações para a compreensão de mecanismos de sinalização celular.
Soraya Soubhi Smaili

 

Disciplina

Modulação Farmacológica da Morte e Sobrevivência Celulares

A morte celular tem sido tema de estudo em diferentes áreas da medicina, pois modificações moleculares nas vias de controle deste evento estão diretamente relacionadas a inúmeras doenças, como as neoplasias, as doenças neurodegenerativas, doenças autoimunes, entre outras. O curso a ser oferecido abordará além das diferentes modalidades de morte celular, a inter-relação entre elas assim como as principais vias moleculares envolvidas em seu controle. Em paralelo, serão enfatizados os seguintes aspectos relacionados às diferentes modalidades de morte celular: modulação farmacológica; novos fármacos em fase de estudos clínicos e as novas perspectivas de tratamento para diferentes doenças com base no conhecimento molecular dos mecanismos de controle da morte celular.
Claudia Bincoletto Trindade - Soraya Soubhi Smaili

 

Disciplina

Tópicos Avançados em Farmacologia Bioquímica e Molecular

O objetivo do curso é estimular o pensamento crítico do pós-graduando e aprofundar os conhecimentos teóricos da sinalização celular e da farmacologia molecular de receptores de membrana e nucleares. O curso abrangerá conhecimentos multidisciplinares enfatizando o envolvimento do sistema receptor em processos fisiológicos e patológicos. Para isso, contará com palestras de professores expertises na área, de dentro e de fora do Programa, bem como com apresentações dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos pós-graduandos participantes.
Maria Christina Werneck de Avellar - Rosely Oliveira Godinho

 

Disciplina

Tópicos de Fisiologia Renal

Discutir sobre a importância das diversas funções dos rins que são essenciais para a manutenção da homeostase, e seus mecanismos.

- Estrutura macroscópica e microscópica dos rins. A unidade funcional dos rins e seus segmentos.

- Características dos componentes glomerulares e mecanismo de filtração glomerular.

- Características dos transportes de solutos e água nos diferentes segmentos do néfron - Regulação do transporte renal de sódio e a manutenção do volume de líquido extracelular.

- O mecanismo de concentração da urina e a manutenção da osmolaridade do meio intreno.

Conceitos básicos em neuropsicofarmacologia. Classes de fármacos usados em neuropsicofarmacologia. Neurobiologia das patologias relacionadas ao sistema nervoso central. Modelos animais em neuropsicofarmacologia

Fábio Cruz - Vanessa Abílio - Regina Silva

 

Disciplina

Tópicos em Fisiologia Cardiovascular

Aprofundamento em tópicos básicos da fisiologia cardiovascular, com abordagens fisiopatológicas.
Cássia Bergamaschi - Ruy Campos -

 

Disciplina

Curso de férias

O curso de férias é oferecido anualmente no mês de Julho pelos pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia com o apoio da CEPG com o objetivo de fornecer noções básicas de farmacologia para alunos que cursaram ou estejam cursando as disciplinas de farmacologia e fisiologia na graduação. Além disso, apresenta algumas linhas de pesquisa desenvolvidas dentro do programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UNIFESP, visando despertar o interesse pela pesquisa científica.
Alunos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Artigos Relacionados

03 Apr 2017 19:46

The Doctoral Program aims to develop teaching, the ability to conduct original and independent research [ ... ]

Informes
03 Apr 2017 19:53

The admission for the Doctoral Degree at Postgraduate Program in Pharmacology is continuous throughout [ ... ]

Informes
20 Jun 2017 11:55

 

Multi-user laboratory 1

Scintillation and Luminescence Counter Micro Beta Jet

Gama [ ... ]

Informes

© 2013 - 2020 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - Rua Três de Maio, 100 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.farmacologia@unifesp.br