Santos-Miranda A, Joviano-Santos JV, Ribeiro GA, Botelho AFM, Rocha P, Vieira LQ, Cruz JS, Roman-Campos D. Reactive oxygen species and nitric oxide imbalances lead to in vivo and in vitro arrhythmogenic phenotype in acute phase of experimental Chagas disease. PLoS Pathog. 2020 Mar 11;16(3):e1008379. doi: 10.1371/journal.ppat.1008379.

A Doença de Chagas (DC) é uma das principais causas de insuficiência cardíaca e morte súbita na América Latina. Seu estudo torna-se ainda mais relevante no contexto nacional, pois mesmo com o controle da ocorrência de novos casos da doença na maioria do território, a magnitude da DC no Brasil permanece notória, sobretudo entre populações em situação de vulnerabilidade. Apesar de não haver dados sistemáticos relativos à prevalência da doença, em estudos recentes as estimativas de prevalência variaram de 1,0 a 2,4% da população, o equivalente a 1,9 a 4,6 milhões de pessoas infectadas pelo agente causador da doença, o T. cruzi. A mortalidade por DC representa uma das quatro maiores causas de mortes por doenças infecciosas e parasitárias (fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/d/doenca-de-chagas). Nesse contexto, o grupo do Prof. Dr. Danilo Roman Campos, dentro da nossa linha de pesquisa "Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular e Renal", tem estudado mecanismos relacionados à doença e encontrado resultados relevantes para o seu potencial tratamento. Nesta publicação, com base no fato de que os tratamentos com antioxidantes forneceram alternativas promissoras para melhorar a DC, o grupo investiga o papel específico de espécies reativas de oxigênio na progressão da DC por meio de estudos eletrofisiológicos em cardiomiócitos. O estudo foi publicado no periódico PLOS Pathogens (FI 6,218 Journal IF 2019-2020) e contou com a co-autoria dos discentes Artur Santos Miranda e Juliane Joviano Santos. Pode ser consultado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32160269/.