Monteiro AC, Muenzner JK, Andrade F, Rius FE, Ostalecki C, Geppert CI, Agaimy A, Hartmann A, Fujita A, Schneider-Stock R, Jasiulionis MG. Gene expression and promoter methylation of angiogenic and lymphangiogenic factors as prognostic markers in melanoma. Mol Oncol. 2019 Jun;13(6):1433-1449. doi: 10.1002/1878-0261.12501. Epub 2019 May 25. PMID: 31069961; PMCID: PMC6547615.

O melanoma apresenta alta taxa de mortalidade, e esta está amplamente associada ao seu potencial metastático. Portanto, um melhor entendimento dos fatores da vascularização tumoral e estabelecendo-os como novos biomarcadores moleculares pode ajudar a superar o mau prognóstico dos pacientes com melanoma. Nesta publicação, o grupo da professora Miriam Jasiulionis utilizam um modelo animal de progressão de melanoma para etudar aspectos moleculares desses fatores angiogênicos. O artigo foi publicado no períodico de grande destaque Molecular Oncology (FI 6,574 - JCR 2019) e fez parte do trabalho de conclusão da discente Ana Carolina Monteiro. A discente realizou o curso de doutorado em co-tutela como parte de um convênio de nosso programa com a Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg (Alemanha), instituição que foi também colaboradora na publicação. Assim, consideramos esse produto um dos importantes destaques da linha de pesquisa "Farmacologia e Fisiologia Celular e Molecular". A publicação está anexa e pode também ser consultada em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31069961/.