Leptin: Master Regulator of Biological Functions that Affects Breathing

Gauda EB, Conde S, Bassi M, Zoccal DB, Almeida Colombari DS, Colombari E, Despotovic N. Leptin: Master Regulator of Biological Functions that Affects Breathing. Compr Physiol. 2020 Jul 8;10(3):1047-1083. doi: 10.1002/cphy.c190031. PMID: 32941688.

O grupo do Prof. Dr. Eduardo Colombari desenvolve, dentro da linha de pesquisa "Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular e Renal", importantes estudos que visam a compreensão dos mecanismos neurais que processam informações autonômicas associadas aos ajustes cardiovasculares e respiratórios subjacentes à produção de hipertensão arterial. Uma das principais comorbidades associadas à hipertensão e a ocorrências cardiorrespiratórias é a obesidade, uma epidemia global, especialmente em países desenvolvidos. Nesse artigo, os pesquisadores delinearam mecanismos envolvidos na relação da leptina (uma substância reguladora do metabolismo produzida pelos adipócitos) com o controle neural da respiração. Para tal, realizaram uma cuiadosa revisão dos efeitos da leptina em funções como comportamento alimentar e respostas cardiorrespiratórias, contribuindo para elucidar como as alterações alimentares/metabólicas durante o desenvolvimento levam a tais comorbidades na idade adulta. O artigo foi publicado no periódico Comprehensive Physiology (FI 6,604 - JCR 2019), contou com autoria da pós-doutoranda Mirian Bassi e foi elaborado em colaboração com pesquisadores das instituições canadenses The Hospital for Sick Children (Toronto) e University of Toronto, além da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (Portugal). O artigo pode ser consultado em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32941688/.