Neuropeptides and Oligopeptidases in Schizophrenia

RODRÍGUEZ, BENJAMÍN ; NANI, JOÃO VICTOR ; ALMEIDA, PRISCILA G.C. ; BRIETZKE, ELIZA ; LEE, RICHARD S. ; HAYASHI, MIRIAN A.F. NEUROPEPTIDES AND OLIGOPEPTIDASES IN SCHIZOPHRENIA. NEUROSCIENCE AND BIOBEHAVIORAL REVIEWS, v. 108, p. 679-693, 2020.

A publicação é destaque entre as pesquisas realizadas na linha "Produtos naturais, desenvolvimento de fármacos e biomarcadores". O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Mirian Hayashi, e visa estudar potenciais biomarcadores no transtornos mentais. Essa abordagem é de extrema relevância para futuras opções diagnósticas, bem como para o estudo de alvos terapêuticos. Na produção em questão, publicada no prestigiado periódico "Neuroscience Biobehavioral Reviews" (FI 8,330 - JCR 2019), são revisadas informações atualizadas sobre neuropeptídeos e oligopeptidases envolvidos em transtornos mentais. Para tal, o grupo da professora, em colaboração com pesquisadores da Queen's University (Canada) e da John Hopkins University (EUA), fez valer sua experiência em pesquisas experimentais e translacionais dentro do tema, também publicadas em importantes periódicos (listados na produção geral do programa). O objetivo da produção é ressaltar o potencial de direcionamento desse sistema para o aprimoramento do diagnóstico, terapia e para a compreensão da neurobiologia subjacente aos transtornos mentais. Enfoca-se especialmente a esquizofrenia, um transtorno psiquiátrico complexo com grave impacto na vida do paciente, e que ainda não apresenta métodos para diagnóstico precoce (antes da primeira crise), e cujos tratamentos farmacológicos podem ser desafiadores devido a efeitos adversos importantes e casos de refratabilidade. A produção conta ainda com a co-autoria dos discentes Benjamín Rodriguez (oriundo do México, estudante do programa Coimbra Group Scholarship Programme for Young Professores and Researchers from Latin American Universities), João Nani (que realizou um estágio de aperfeiçoamento na Queen's University orientado pela Dra. Elisa Brietzke) e Priscila Almeida e pode ser encontrada em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31794779/.