Divulgação: Programa Estatístico R (R PROJETC.ORG.)

entrepreneur 1340649 1280

Programa Estatístico R

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-ProPGPq (Setor de Estatística) apresenta o programa estatístico R e está à disposicão para dúvidas.

Gostaríamos de apresentar o programa estatístico R (r-project.org), criado em 1993 por Ross Ihaka e Robert Gentleman no departamento de Estatística da Universidade de Auckland,Nova Zelândia.

São inúmeras as vantagens desse programa: gratuito, desenvolvido e aprimorado por pesquisadores de diversas partes do mundo, tornando-se assim, mais atualizado que os demais programas comerciais (não gratuitos), além de "navegar" em várias plataformas (Linux, Mac e Windows).

Em 2005, com a criação de uma interface mais didática (com o pacote Rcmdr), muitos pesquisadores o adotaram como programa oficial em suas análises. Vale ainda ressaltar que, há um vasto material disponível sobre o uso, guias e cursos desse programa na internet.