Dia 28/03/22 - JUBILEU DE OURO DO PPG EM FARMACOLOGIA

WhatsApp Image 2022 03 02 at 18.34.13 3

JUBILEU DE OURO DA FARMACOLOGIA

Mais de 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da EPM/UNIFESP

Em 2022, o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – EPM/UNIFESP comemora os 50 anos de sua criação. No dia 28 de março de 2022 iremos celebrar a data com evento virtual promovendo o encontro de gerações de Professores aposentados e atuais, pós-graduandos e egressos.

O “Jubileu de Ouro da Farmacologia – EPM/UNIFESP” abrangerá diversos assuntos de Ciência em Fisio-Farmacologia, história e política da Pós-Graduação do país. Mesas redondas com expoentes para a discussão sobre a Ciência, homenagem a Professores que fizeram e fazem parte do Programa, e contribuições das pesquisas que foram e são realizadas pelo Programa. O principal objetivo do “Jubileu de Ouro da Farmacologia – EPM/ UNIFESP” é reviver, homenagear a história e discutir perspectivas do futuro da Pós-Graduação em Farmacologia no Brasil, como também de políticas que dirigem os cursos de Mestrado e Doutorado no Brasil.

Comissão organizadora: Professores Vanessa Costhek Abílio, Gustavo José da Silva Pereira, Eduardo Colombari, Paulo Caleb Júnior de Lima Santos, Pós-graduando Alvaro da Costa Lima.

Transmissão: Canal YouTube da UNIFESP.

Inscrições: Eventos - Siex/PROEC/UNIFESP - Para acessar Clique Aqui.

Contato: jubileu.farmacounifesp@gmail.com.

Data: 28/03/2022

Solenidade de Abertura

Coordenador da sessão: Prof. Dr. Ruy Ribeiro de Campos Junior

• 9:00 – 9:10: Prof. Dr. Ruy Ribeiro de Campos Junior (Coordenador da Comissão de Ensino de Pós-Graduação em Farmacologia EPM UNIFESP).
  • V. Exa. Reitor Prof. Dr. Nelson Sass (Reitor da UNIFESP).
  • Prof. Dr. Fúlvio Alexandre Scorza (Diretor da EPM).
  • Profa. Dra. Monica Levy Andersen (Coordenadora da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa/EPM).
  • 9:10 – 9:30: Profa. Dra. Lia Rita Azeredo Bittencourt (Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP). Palestra: Rumos da Pós-graduação na UNIFESP.
  • 9:30 – 10:00: Profa. Dra. Catarina Segreti Porto (Professora Titular - Departamento Farmacologia - EPM/UNIFESP). Palestra: Passado e Futuro do PPG em Farmacologia EPM/UNIFESP.

Sessão: Ciência, Universidade e Sociedade: Perspectivas para a Pós-graduação no Brasil

Coordenador da sessão: Prof. Dr. Eduardo Colombari

• 10:30 – 10:50: Profa. Dra. Adelina Martha dos Reis (Coordenadora Ciências Biológicas II – CAPES). Palestra: A Pós-graduação na área Ciências Biológicas II: histórico e perspectivas.
  • 10:50 – 11:10: Prof. Dr. Marcelo Marcos Morales (Secretário de Politicas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação - MCTIC). Palestra: Apresentação com projetos do MCTI que podem ter impacto com Pós-graduação.
  • 11:10 – 11:30: Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Morais Mello (Diretor Científico da FAPESP). Palestra: A Fapesp no cenário atual de financiamento às pesquisas.
  • 11:30 – 11:50: Profa. Dra. Soraya Soubhi Smaili (Professora Titular - Departamento Farmacologia - EPM/UNIFESP; Coordenadora Sou_Ciência). Palestra: Ciência, Universidade e Sociedade: Perspectivas para a Pós-graduação no Brasil.
  • 11:50 – 12:30: Mesa-redonda: Desafios para a Pós-graduação no Brasil.

Intervalo – 1h 30 min.

Sessão: Egressos do PPG em Farmacologia EPM-UNIFESP

Coordenadora da sessão: Profa. Dra. Vanessa Costhek Abílio

• 14:00 – 14:20: Prof. Dr. Thiago dos Santos Moreira (Professor Associado do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo). Palestra: PPG em Farmacologia da UNIFESP e a minha carreira acadêmica: inspiração.
  • 14:20 – 14:40: Dra. Erica Rosanna Siu (CEO da Caliandra Saúde Mental e Pesquisadora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP). Palestra: Aprendizados e caminhos.
  • 14:40 – 15:00: Dra. Alice Santana Morais (Analista de P&D da Recepta Biopharma, auxiliando no desenvolvimento do pipeline de novas drogas oncológicas, assim como participando da elaboração e acompanhamento dos estudos clínicos promovidos pela empresa). Palestra: Da Tese ao fármaco: a inserção da experiência acadêmica na indústria.
  • 15:00 – 15:30: Mesa-redonda: Perspectivas após a Pós-graduação.

Lançamento dos Seminários dos 50 anos da Farmacologia EPM-UNIFESP

Coordenador da sessão: Prof. Dr. Ruy Ribeiro de Campos Junior

• 16:00 – 16:40: Palestra magna: Prof. Dr. João Batista Calixto (Biólogo pela Universidade de Brasília (1973), Mestre pela PPG em Farmacologia EPM/UNIFESP (1976) e Doutor (1984) em Farmacologia pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1984). Professor titular (aposentado) de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Palestra: Os desafios para permitir o avanço da Pesquisa Básica translacionar e da Inovação Tecnológica no Brasil.
  • 16:40 – 17:00: Mesa redonda

Encerramento: Coral Unifesp