Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2018

Papel da via extracelular AMPcíclico -adenosina na contração do músculo liso do trato respiratório

Enio Setsuo Arakaki Pacini (Bolsista PDJ, CNPq)

Resumo

A ação broncodilatadora dos agonistas de adrenoceptoresβ2(ex: formoterol e fenoterol)envolve o aumento do AMP cíclico (AMPc) intracelular. Nosso trabalho demonstrou que no músculo liso do trato respiratório, parte do AMPc formado é exportado para o meio extracelular e degradado a adenosina, promovendo a broncoconstrição. Essa “via extracelular AMPc-adenosina” poderia explicar a redução da eficácia broncodilatadora (tolerância) desses medicamentos após uso contínuo no tratamento da crise asmática e dadoença pulmonar obstrutiva crônica, fenômeno que está sendo investigado durante o pós-doutorado.