Escola Paulista de Medicina
Programa de Posgraduación en Farmacología

Prêmio Fleury de Inovação 2018 – Categoria Patente Depositada

Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) nasceu em 2015, com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos altamente inovadores oriundos da pesquisa nacional, com foco na área da saúde. Na sua primeira edição, graduandos, mestrandos, doutorandos, pós doutorandos e pesquisadores de startups apresentaram seus trabalhos a uma banca de renomados pesquisadores brasileiros. O trabalho premiado na categoria ‘Patente’ pelo júri técnico foi o método de identificação de biomarcadores para doenças mentais graves, por ressonância magnética nuclear e quimiometria, apresentado por Mirian Hayashi, integrante da equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que estudam o método. Segundo a pesquisadora, até hoje não existe nenhum teste para a identificação de transtornos mentais aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou pelo FDA (órgão correlato nos EUA).

“Empregamos uma metodologia baseada na análise do sangue de compostos resultantes de um conjunto de reações enzimáticas, que permitem diferenciar indivíduos mentalmente saudáveis de portadores de transtornos. Essa metodologia tem o potencial de emprego como biomarcadores para o diagnóstico destes transtornos e também tem sido utilizada para o entendimento da neurobiologia envolvida nestas doenças, que estão sendo estudadas pela equipe”, explica Mirian.

Para mais informações [clique aqui]

thumbnail IMG0087

Artigos Relacionados

06 Oct 2021 15:20

Estão abertas as inscrições para a disciplina "Novas Tecnologias, [ ... ]

Notícias
05 Ago 2020 22:53

Início do Curso de Pós-Graduação: 21/08/2020

Notícias


© 2013 a 2022 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - Rua Três de Maio, 100 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.farmacologia@unifesp.br

 

Please publish modules in offcanvas position.