Programa de Posgrado en Farmacología

04044020 - São Paulo, SP

Telefone: 11 55764472
Email:ppg.farmacologia@unifesp.br

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Escola Paulista de Medicina (EPM)-Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) teve início em 1970 sob a coordenação à época do Professor José Ribeiro do Valle e, desde esta época, teve a integração com o departamento de Fisiologia com a participação do Professor Thales Martins, oriundo do Rio de Janeiro. A partir de 1971 passa a conferir o grau de Mestre e Doutor, dentro do Sistema de Pós-Graduação brasileiro organizado pelo MEC.

Ao longo de mais de quatro décadas, o Programa de Farmacologia, consolidou-se como um dos polos de implantação das pesquisas em Fisiologia e Farmacologia com a formação de Recursos Humanos altamente qualificados que participaram da nucleação ou nuclearam outros Programas de Pós-Graduação no Brasil.

Desde a sua fundação, procurou manter como valores a busca constante pela qualidade e pelo conhecimento, presentes desde o início da sua história com o Professor Ribeiro do Valle. Hoje o Programa tem forte internacionalização com a participação em vários projetos de pesquisa, colaborações e convênios no exterior. Desde a sua fundação, contribuiu para a formação de mais 600 mestres e doutores.

Hoje conta com 28 Professores orientadores, permanentes (21) e colaboradores (7) e aproximadamente 150 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da crescente participação de alunos de iniciação científica. As linhas de pesquisa são atuais e relevantes para o progresso científico. O esforço conjunto de todos permitiu que o Programa de Pós-Graduação (PPG) em Farmacologia  atingisse um padrão de qualidade similar aos bons Programas de Pós-Graduação do exterior (nível 6 CAPES). Estamos atentos e abertos aos novos tempos, conscientes dos desafios, que serão muitos, mas que lidaremos com a coragem e a confiança daqueles que foram nossos antecessores. Pois, como dizia o Mestre Ribeiro do Valle “Só quem ama o seu passado, é merecedor do futuro”. O PPG em Farmacologia faz a seleção de seus alunos de mestrado ou doutorados duas vezes por ano (Julho e Janeiro).

Desde a sua fundação, o Programa produziu cerca de 600 teses de Mestrado e Doutorado, hoje o programa conta com maior numero de alunos matriculados no doutorado (60) em relação ao mestrado (40). Ao longo dos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016 o programa contou em média com aproximadamente 60 alunos de doutorado e 40 de mestrado mostrando a tendência em maior número de alunos cursando o doutorado. Entendemos que o aumento no número de doutorandos se dá de maneira paulatina e quaisquer aumentos abruptos, poderiam refletir tendências diversas da pesquisa e da formação criteriosas. Em 2013 e 2014, o programa formou 35 mestres e doutores, sempre buscando o crescimento na formação de recursos humanos com qualidade. Em 2015 foram formados 08 mestres e 14 doutores. Em 2016 foram formados10 doutores e 9 mestres.

As atuais Linhas de Pesquisa estão distribuidas nas seguintes áreas de conhecimento:

Endocrinologia Experimental
Fisiofarmacologia