Escola Paulista de Medicina
Programa de Posgraduación en Farmacología

Miriam G. Jasiulionis

Contato | Currículo Lattes

Apresentação

Email: mgjasiulionis@unifesp.br

Linha de pesquisa: Relação entre estresse celular, alterações epigenéticas e transformação maligna. Objetivo do estudo: Compreender a relação entre condições de estresse celular e alterações epigenéticas e seu impacto na transformação maligna e progressão tumoral.

Possui graduação em Ciências Biológicas, modalidade médica, pela Escola Paulista de Medicina (1990), Mestrado (1993) e Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina (1997). Atualmente é professora associada livre-docente do Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Biologia Celular e Molecular do Câncer, com ênfase na relação entre estresse oxidativo, alterações epigenéticas (metilação de DNA, modificações em histonas e miRNAs) e transformação maligna e progressão do melanoma.

Temos investigado o papel de alterações epigenéticas na relação entre condições de estresse sustentado e transformação maligna, especialmente em melanócitos. O aumento nos níveis de espécies reativas de oxigênio causado, por exemplo, por inflamação crônica, envelhecimento e exposição à radiação ultravioleta, poderia ser responsável pelo estabelecimento de marcas epigenéticas anormais e contribuir com a gênese do melanoma. Neste contexto, temos investigado como o estresse celular induz alterações epigenéticas (metilação de DNA, modificações em histonas e microRNAs) e a contribuição destas na aquisição do fenótipo maligno. Desta forma, o estudo da relação entre estresse sustentado, marcas epigenéticas aberrantes e transformação maligna pode contribuir com uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na gênese do câncer e abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e tratamento desta doença.

googleAcademico Hover  researcherId Hover 

 


© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular - Rua Três de Maio, 100 - Vila Clementino, São Paulo - SP - ppg.farmacologia@unifesp.br