Mirian Hayashi

Contato | Currículo Lattes

Email:mhayashi@unifesp.br

Linha de pesquisa: Oligopeptidases e proteases, sistema nervoso central, peptídeos vasoativos, neuropeptídeos e compostos naturais derivados de plantas e animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos.

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1987) e doutorado direto em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (1997). Foi pós-doutoranda (1998-2003) e pesquisador científico III do Instituto Butantan (2004-2006). Atuou como pesquisadora contratada no centro de desenvolvimento de novas da drogas da empresa Roche no Japão, nas áreas de farmacologia e biofísica (1989-1993), e foi consultora da Merck Sharp & Dohme (Divisão de Pesquisa em Neurociência, Terling Parks, UK, 2002-2005). Atualmente é professora associada no Departamento de Farmacologia da UNIFESP (desde 2006). Tem experiência na área de Bioquímica e Farmacologia Molecular e Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: oligopeptidases e proteases, sistema nervoso central, peptídeos vasoativos, neuropeptídeos e compostos naturais derivados de plantas e animais, com ênfase no estudo de toxinas para o desenvolvimento de fármacos. Integra a câmara técnica do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNIFESP e tem se empenhado na transferência de tecnologia para a cadeia produtiva. Possui 13 famílias de patentes depositadas no Brasil e no exterior, com concessões na Europa, EUA, Canadá e Japão, e algumas já com contrato de licenciamento firmado. ‘Maitre de conférence’ ou professora visitante da Universidade Joseph Fourier (Grenoble, France) (2009) e no Johns Hopkins Hospital (Baltimore, EUA) com bolsa Fulbright (2012). Sabáticos nos EUA, França, Japão e Austrália.