Ruy Ribeiro de Campos Junior

Contato | Currículo Lattes

Email: ruy.camposjr@unifesp.br

Linhas de pesquisa: Controle Neural, Hormonal e Molecular do Sistema Cardiovascular em condições fisiológicas e fisiopatológicas. Hipertensão Arterial Experimental e Controle Autonômico do Sistema Cardiovascular.

Atualmente é Professor Titular - Livre Docente da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP) - Escola Paulista de Medicina (EPM). É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Farmacologia EPM-UNIFESP (Nota 6 CAPES) e Vice-Coordenador da Câmara de Pós-graduação da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Atua como Editor Associado do Autonomic Neuroscience Basic and Clinical (Elsevier), é Editor de área do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Guest Editor do Frontiers - Oxidant Physiology. Em 2016, atuou como guest editor do Autonomic Neuroscience Basic and Clinical no Special Issue - Role of renal nerves in normal and pathophysiological conditions. Ocupou o cargo de tesoureiro da Sociedade Brasileira de Fisiologia no biênio 2013-2014. Obteve o título de Livre-Docente pela UNIFESP-EPM em 2001, Pós-Doutorado pela Universidade de Melbourne Austrália - Howard Florey Institute of Experimental Physiology and Medicine (1995-1997) sob a supervisão do Professor Dr. Robin McAllen. Doutorado em Fisiologia (UNIFESP, 1993) e Mestrado em Fisiologia Humana (ICBI-USP, 1989) sob a Orientação do Prof. Dr. Pedro Gaspar Guertzenstein. Bacharel em Fisioterapia (IMESPP-UNESP, 1984). Tem experiência na área de Fisiologia cardiovascular, com ênfase em regulação cardiovascular e hipertensão arterial experimental; mecanismos centrais geradores da atividade vasomotora simpática; insuficiência cardíaca; sistema renina-angiotensina-aldosterona, estresse oxidativo. Ministra aulas nos seguintes cursos de graduação: Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Cursos Superiores de Tecnologia (Informática em Saúde, Radiologia e Oftálmica) da EPM-UNIFESP.

googleAcademico Hover researcherId Hover research gate